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Diretoria da EcoRioMinas se reúne com lideranças políticas de Governador Valadares para apresentar melhorias no município

Publicado em 10 de mar de 2023 às 08:40

A diretoria da EcoRioMinas, concessionária responsável pelos 726,9 quilômetros do sistema rodoviário Rio-Valadares, que interliga os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, se reuniu nesta quinta-feira (09/03), com o prefeito de Governado Valadares, André Merlo. O grupo conversou sobre o conjunto de obras e melhorias que serão realizadas na cidade.

Em outra agenda, a equipe apresentou a duplicação da Ponte São Raimundo para deputados, vereadores e empresários da região, que discutiram o projeto e tiraram suas dúvidas.

 

Para Julio Amorim, diretor superintendente da EcoRioMinas, a parceria entre a concessionária e o poder público é essencial. “Nosso objetivo é unir esforços e trazer para Governador Valadares investimentos significativos em mobilidade urbana, com aumento da capacidade de fluxo nas vias, serviços de atendimento ao usuário e consequentemente mais segurança viária para a região”, afirma Julio.

 

A EcoRioMinas ampliará a capacidade da BR-116 com a duplicação de 7,82 quilômetros da rodovia e a construção de 5,19 quilômetros de vias marginais até o quarto ano de concessão. Dentro do mesmo prazo, estão previstos para a população do município do Vale do Rio Doce e os usuários da BR-116 a implantação de passarelas de pedestres e pontos de ônibus.

Investimento:

Em 30 anos de concessão, a EcoRioMinas vai investir R$11 bilhões em toda a Rio-Valadares. Outros R$9,9 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$20 bilhões, de acordo com os documentos referentes à licitação. Com entregas previstas para a partir do quarto ano de concessão, ou seja, em 2026, o contrato estabelece a construção de 303 quilômetros de duplicações, 255 quilômetros de faixas adicionais e 85,5 quilômetros de vias marginais em toda a Rio-Valadares.

 

As grandes obras ainda incluem dispositivos — entre trevos, viadutos, passagens inferiores, alças e retornos — passagens de fauna e alguns quilômetros de ciclovias. Nos trechos urbanos, serão instaladas passarelas de pedestres e pontos de ônibus. Ao longo do sistema rodoviário, haverá pontos de paradas e descanso para os caminhoneiros.

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